Tatiana Guimarães | Psicoterapia

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

A psicoterapia é um processo mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem o procura. É um meio que pode favorecer a nossa capacidade de gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida nos coloca. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a terem uma vida mais feliz, saudável ​​e mais produtiva.

A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. Isto marca a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares. O psicoterapeuta poderá ajudar-nos a ouvir as nossas necessidades, a aceitar as nossas emoções, mesmo aquelas que evitamos, em vez de nos deixarmos dominar por elas e a tornarmo-nos autores da nossa nova história. Ao mudarmos sentimentos, mudamos comportamentos e necessidades.

Durante a psicoterapia, serão abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.

O psicoterapeuta adota uma postura de não julgamento, de empatia e de respeito, procurando validar o que o cliente sente e ajudando-o a integrar as novas possibilidades que se vão apresentando, transmitindo assim a segurança necessária para avançar para a mudança.


O papel do terapeuta é ajudar a refletir e desafiar em certos momentos, sempre respeitando o ritmo do cliente e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório, como terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.

Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis com o processo de autoconhecimento. Descobrir particularidades que estão guardadas dentro de si nem sempre é algo prazeroso e exige determinação e uma boa dose de vontade do paciente.

No entanto, superar o nervosismo vale a pena. A vida está em constante movimento e em determinados momentos algo pode estar desalinhado com suas expectativas e é nesse momento que a psicoterapia pode ajudar. 

Empatia é extremamente importante. É necessário sentir-se confortável e à vontade com o profissional escolhido!

Tags: Psicoterapia BH| Psicóloga BH | Tatiana Guimarães

Clínica Ciranda Sistêmica

Rua dos Tupis, 38 - Sala 2104  - 21º Andar 

Centro - Belo Horizonte - MG

 

CEP: 30190-060

(31) 99922-7727

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle